XXX Dia Diocesano em Beja



No dia 29 de Setembro a diocese de Beja realiza o seu 30º Dia Diocesano desde que se institucionalizou no ano de 1981, no segundo ano do episcopado de D. Manuel Falcão, como bispo residencial. É este também o primeiro dia diocesano dos 13 do meu episcopado na diocese de Beja em que não contamos com a presença física de D. Manuel Falcão, que terminou o seu tempo na terra a 21 de Fevereiro do corrente ano, contando 89 anos de vida e 37 de presença e trabalho apostólico na diocese.
No dia 11 de Outubro, data em que se completam 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e 20 anos do lançamento do Catecismo da Igreja Católica, vamos dar início a um Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI, que se prolongará até 24 de Novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei.
Na Diocese de Beja faremos a abertura do Ano da Fé no dia 29 de Setembro, no Dia Diocesano, em que também convocaremos oficialmente o nosso Sínodo Diocesano, o primeiro de Beja. Será um acontecimento de graça, para revigorarmos a nossa fé e o seu testemunho junto e com o povo alentejano. A luz da fé tem de ser posta no candelabro, para que os homens, vendo as nossas boas obras, glorifiquem a Deus, o Pai de todos!
O Sínodo que anunciamos neste dia diocesano, na festa dos santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, data em que se completam dezasseis anos da minha ordenação episcopal, pretende juntar-nos todos, em sintonia de esforços, na descoberta da nossa vocação e missão como testemunhas de Jesus Cristo, amigos e companheiros deste povo alentejano.
D. António Vitalino, Bispo de beja

Comentários

Mensagens populares