DIA DE SÃO TEOTÓNIO - 18 DE FEVEREIRO

 

Pré-visualizar
 
          "Nasceu em Ganfei (Valença do Minho) aproximadamente no ano 1082 e foi educado piedosamente desde a infância. Quando D. Crescónio, seu tio, foi nomeado bispo de Coimbra, levou-o consigo para esta cidade e confiou ao arcediago D. Telo a sua formação nas disciplinas eclesiásticas. Depois de ordenado sacerdote, foi nomeado prior da Igreja da Sé de Viseu. Fez duas peregrinações à Terra Santa. No regresso da segunda peregrinação, insistentemente convidado por D. Telo e outros dez homens de grande virtude, fundou com eles o mosteiro da Santa Cruz em Coimbra, de que foi membro eminente e muito admirado, nomeadamente por S. Bernardo de Claraval. Teve também papel importante em algumas conjunturas da pátria. Morreu em 1162." Secret. Nacional de Liturgia
É este o homem, do qual a nossa terra tem o nome.
          São Teotónio completa neste dia 850 anos da sua morte. Por isso a nossa Paróquia vai percorrer o caminho teotoniano partindo da Vila de São Teotónio, no concelho de Odemira, distrito de Beja até Coimbra, visitando e celebrando a Santa Missa na sua capela que se situa no Convento de Santa Cruz, onde também estão os seus restos mortais, esta Missa será presidida por Sua Ex.cia D. António Vitalino, Bispo de Beja, concelebrada pelo Padre Abílio Raposo, Pároco de São Teotónio. Depois seguiremos até Valença do Minho, mais concretamente até Ganfei, onde iremos participar nas celebrações comemorativas: Missa e procissão. No Domingo dia 19 iremos até Santiago de Compostela, santuário também frequentado por São Teotónio e terminaremos em Viseu, onde celebraremos a Santa Missa na Sé onde ele foi ordenado Padre. Depois regressaremos á nossa terra bem mais ricos, espiritual e culturalmente.
          Levaremos na nossa lembrança e coração todos os nossos conterrâneos e colocaremos a seus pés as nossas preces e ações de graça. Que Deus nos proteja e São Teotónio nos ajude.
Pe Abílio Raposo, Pároco

Comentários

Mensagens populares